Wednesday, January 25, 2006

Resumo biográfico do desenvolvimento inicial do Steiner - contexto histórico da fundação da Sociedade Antroposófica

Rudolf Steiner 1861-1925:
o Nasceu na Áustria em 1861.
o Passou a infância como qualquer camponês típico.
o Aos 7 anos (mais ou menos) apercebeu-se que existia o mundo espiritual ‘paralelo’ ao mundo fisico – dos sentidos corporais. Estava consciente de que este ‘mundo’ não era visível (perceptível) à familia dele e a outras pessoas e manteve este ‘segredo’ até os 34 anos de idade.
o Inicialmente teve alguma dificuldade em estudar factos, detalhes e classificações do mundo físico, porque para ele o mundo espiritual parecia ter mais ‘realidade’ do que os objetos do mundo físico.
o Quando viu formas geométricas representadas num livro de matemática reconheceu que as formas geométricas ali representadas não pertenciam ao mundo físico mas que tinham realidade a partir do mundo interno das ideias. Ficou aliviado de saber que então existia maneira de reconciliar o mundo ‘sensível’ (dos sentidos) e o mundo supra-sensível do espírito.
o Outra confirmação da interligação dos dois mundos ocorreu quando observou os efeitos no mundo espiritual dos rituais e liturgias da Igreja Católica Romana, na qual tinha sido baptizado.
o Na idade de adolescência interessou-se profundamente pela filosofia e chegou à conclusão que só através do método filosófico é que seria possível encontrar (ou seja, construir) a ponte que liga o mundo material e o mundo espiritual.
o No entanto, o pai queria que ele fosse estudar engenharia
o Foi para um colégio técnico estudar matemática, química, ‘história natural’ e decidiu que seria professor de ciência, no entanto continuou a estudar, também, filosofia. Aprendeu Latin e Grego, sózinho, passando até a ensinar estas matérias aos seus colegas com o intuito de ganhar algum dinheiro para ajudar a sustentar a família, que não tinha grandes possibilidades financeiras.
o Apesar do forte interesse na filosofia e especialmente nos filósofos contemporâneos, Steiner ficou sempre mais consciente da dificuldade de reconciliar os mundos materiais e espirituais de forma satisfatória para os cientistas e académicos ortodoxos.
o Nas primeiras semanas no colégio Steiner conheceu Karl Julius Schröer, Professor da Língua e de Literatura Alemã que tinha interesse especial nas obras de Goethe
o Steiner desenvolveu um interesse nas obras científicas de Goethe (que demonstram uma perspectiva bem diferente da perspectiva de Newton que era o paradigma adoptado pelo meio científico)
o Steiner encontrou nas teorias de Goethe mais confirmações do inter-relacionamento entre os mundos material e espiritual
o Dedicou-se, no seu tempo livre, a estudar botânica e anatomia seguinte a perspectiva Goethiana
o Em 1883, quando tinha só 22 anos foi convidado por um professor (por recomendação do professor Schröer) a editar as obras científicas de Goethe para publicação, uma tarefa que ele aceitou com grande entusiasmo
o Já interessado no ensino como profissão, e tendo se interessado por um livro do professor Schröer (chamado ‘Problemas do Ensino’) Steiner conversou frequentemente com o professor sobre a ideia dele (a qual com que ele concordava) – que a comunicação de conhecimento para crianças era um meio para um fim e não o fim em si mesmo e que era só incidental ao desenvolvimento do ser humano em termos de aprendizagem ao longo da vida inteira
o Por recomendação do Professor Schröer Steiner tornou - se tutor dos quatro filhos de Ladislaus e Pauline Sprecht, um trabalho que durou 6 anos. A maior responsabilidade desta tarefa era respeitante ao filho mais novo, Otto, que tinha 10 anos de idade, possuia uma doença cerebral e era considerado quase totalmente ineducável. Steiner dedicou a sua tarefa e conseguiu perceber a correlação entre a ‘natureza anímica-espiritual’ do rapaz e a sua condição física. Steiner comentou posteriormente que o seu verdadeiro curso em fisiologia e psicologia foi durante este período.
o Em dois anos a condição hidrocefálica do rapaz tinha regredido e Steiner conseguiu preparar Otto nas provas de aceitação para escola onde ele foi capaz de continuar com os estudos vindo este a formar-se como médico.
o Esta experiência, com certeza, influenciou Steiner no desenvolvimento da sua nova arte de educação, vários anos depois
o Durante este mesmo período ele continuou seus estudos do Goethe e em 1886 publicou: ‘A Teoria do Conhecimento Implícito na Concepção-Mundial do Goethe’.
o Em 1894 publicou a ‘Filosofia da Liberdade’ e em 1897 publicou ‘O Conceito Mundial do Goethe’. Estas obras são importantes para apreciar a base filosófica do trabalho científico-espiritual nas suas obras seguintes
o Steiner tinha já tido algum contacto com a Sociedade Teosófica por volta de 1888. Este grupo era interessante para Steiner mas ele não estava em pleno acordo com tudo que era ensinado e praticado, uma vez que não adoptava qualquer tradição (mesmo tradições esotéricas) sem testá-las previamente através das suas pesquisas no mundo espiritual – mantendo sempre uma atitude e critério de investigador cientifico-espiritual.
o Em 1900 Steiner foi convidado por membros proeminentes da Sociedade Teosófica a dar uma palestra sobre Nietzsche e uma semana mais tarde ele deu a sua primeira de natureza puramente esotérica com o título de ‘A Revelação Secreta de Goethe’
o Uma semana mais tarde deu o primeiro de uma série de vinte e sete palestras sobre misticismo e os místicos da Idade Média.
o Mas Steiner estava ciente que era preciso mais do que misticismo para resolver os problemas atuais da humanidade
o Iniciou em Outubro de 1902 um curso de palestras chamado ‘Cristiandade como Facto Místico’ que foi publicado em forma de livro, no mesmo ano.
o Esta obra explicava o desenvolvimento dos ‘Mistérios’ da antiguidade até o evento Crístico em Golgota de tal forma que demonstrava que não só forças históricas terrestres estavam envolvidas, mas que também influências ‘supramundanas’ estavam presentes.
o A oposição principal do Steiner aos ensinamentos da Sociedade Teosófica tinha a ver com a falta de reconhecimento e apreciação da missão de Cristo, do propósito dessa missão e também da falta de apreciação em relação ao significado da Cristiandade na civilização Ocidental.
o Ele fez questão de que essa posição fosse evidente.
o No entanto, aceitou um convite para associar-se à Sociedade Teosófica no final de Outubro de 1902 e passou a ser o Secretário Geral do ‘ramo’ Alemão da Sociedade.
________________________________________________

No comments: