O énfase no Cristianismo (ésotérico) distinguiu a perspectiva do Steiner da posição geral da Sociedade Teosófica - que reconhecia o Hinduismo e o Budismo (esotérico) Mahayana/ Maaiana do Tibet como fonte principal de inspiração (representado directamente e dramaticamente por um pequeno grupo de mestres orientais).
A rejeição da 'ortodoxia' da Sociedade Teosófica e a divergência fundamental de opiniões acerca da importância do papel de Jesus e o Cristo ofendia alguns membros da Sociedade Teosófica, que chegaram a acusar Steiner de ter uma perspectiva Cristã fundamentalista e de ser 'anti-oriental'. No entanto, apesar de afirmar que os ensinamentos religiosos mundiais formavam uma espécie de revelação progressiva, isso não o levava a ter desprezo algum pelos ensinamentos pre-Cristãos.
Os trechos seguintes (da tradução inglêsa) foram extraídas da palestra sobre o Evangelho de São Lucas e demonstram o profundo respeito que Steiner tinha pelos ensinamentos do Buda:
"In the course of Earth evolution men will gradually come to recognise the content of Buddha's teaching as something that their own reason, their own soul, tells them. But long, long ages will have to pass before all men are mature enough to produce out of their own souls what Buddha was the first to bring to expression in the form of pure knowledge."
"Buddha's message to men was among the very greatest of teachings and will remain so for long, long ages."
('The Gospel of St. Luke - Ten lectures given in Basle, 15th-26th September 1909'; Second Impression of Third Edition, Rudolf Steiner Press, 1975 - p. 60)
__
Tradução:
"Ao longo da evolução Terrestre o ser humano vai gradativamente passar a reconhecer o ensinamento do Buda como algo que seu próprio bom senso, sua própria alma, o comunica. Mas longas, longas épocas, terão de passar antes que todos os seres humanos sejam maduros suficientes para produzir de dentro das suas próprias almas aquilo que o Buda foi o primeiro a trazer a expressão na forma de conhecimento puro/ sabedoria pura."
"A mensagem do Buda para a humanidade foi um dos ensinamentos mais formidáveis e continuará a ser ao longo de longas, longas épocas."
________________________________________________
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment